Seguidores

terça-feira, 7 de agosto de 2012

PROGRAMAÇÃO PARA CULTO DO DIA DOS PAIS

PROGRAMAÇÃO PARA CULTO DO DIA DOS PAIS E SUGESTÕES DE LEMBRANCINHAS


2º – Imprima um grande cartaz com uma bonita imagem acompanhada de um texto bíblico ou de uma frase.












 




  















HINOS GOSPEL PARA O DIA DOS PAIS! VEJA


Meu Pai, Meu Amigo

Cristina Mel

Eu tenho um amigo
Que sempre está comigo,
Presente do bondoso Criador.
Eu tenho um amigo,
Fiel, companheiro,
Exemplo verdadeiro de amor.

No dia em que eu nasci,
Ele já estava ali
Me recebendo nos braços da família;
Eu não sabia de nada,
Mas ele já me amava
E me ofertava a sua companhia.

Meu pai, meu amigo (meu pai)
Fiel, companheiro,
Exemplo verdadeiro pra mim (pra mim),
Meu pai, meu amigo (meu amigo)
Fiel, companheiro,
Exemplo verdadeiro para mim.

Sua vida me conduz
Aos braços de Jesus,
A quem eu amarei até o fim.

Dia Dos Pais



Um passarinho

Me acordou cedinho

Cantando lindo

Que nem rouxinol

E o céu sorrindo

Azul, azul, limpinho

Abriu caminho

Pra passar o sol



Um dia lindo

Com todas as cores

Um arco-íris

Garantiu que sai

E o bem-te-vi disse

Que viu as flores

Vindo enfeitar

O dia do papai



Amigo velho

Eu queria falar

Meu velho amigo

Foi tão bom te encontrar



Amigo velho

Eu te amo demais

Meu velho amigo

Todo dia é dos pais



Eu convidei o gato

E o cachorro

Nem um amigo

Vai poder faltar



Super-heroi, também

Tarzan e o Zorro

E o pererê não vai poder mancar



Vai ter pelada

E muita brincadeira

Toda alegria vem nos visitar

Queria tanto

Que esta festa inteira

Fosse um presente

Pra poder te dar.



Amigo velho

Eu queria falar

Meu velho amigo

Foi tão bom te encontrar.



Amigo velho

Eu te amo demais

Meu velho amigo

Todo dia é dos pais











5 MANEIRAS DE AFASTAR SEU FILHO DA IGREJA


5 MANEIRAS DE AFASTAR SEU FILHO DA IGREJA

1) Diante das menores dificuldades, tais como indisposição, chuva , frio , cansaço ... não vá aos cultos. Com isso seu filho vai crescer com a idéia de que freqüentar as reuniões e estar na igreja não é assim tão necessário.


-Diz a Bíblia em Hebreus 10:24-25 “...e considerem-nos uns aos outros, para nos estimular-nos ao amor e as boas obras, não abandonando a nossa congregação, como é costume de alguns,antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais , quando vedes que se vai aproximando aquele dia. "


2) Quando estiver a mesa ou reuniões de família,  faça comentários de críticas ao ensino do Pastor ou líderes. Com isso seu filho crescerá não tendo respeito por eles e nem darão créditos aos seus ensinamentos.


-Diz a Palavra de Deus em I Tessalonicenses 5:12-13 “Ora rogamo-vos irmãos que reconheças os que trabalham entre vós, presidem sobre vós no Senhor e vós admoestam ; e que os tenhas em grande estima e amor, por causa das suas obras.Tende Paz entre vós.


3) Cuide para que seu filho cresça num lar que não seja diferente de qualquer outro. Afinal, que valor há em aplicar princípios da palavra de Deus a todos os aspectos da vida familiar.


-Diz a Palavra de Deus em Deuteronômio 6 : 6-7 “ E estas palavras que hoje te ordeno, estarão no teu coração, e as ensinarás a teus filhos, e delas falarás sentado em tua casa e andando pelo caminho, ao deitar-te e ao levantar-te.”
4) Gaste diante da TV todo seu tempo que passar em casa, ao invés de separar parte dele para a leitura da Bíblia e oração. Basta apenas orar na hora das refeições. Com certeza seu filho aprenderá que , orar e estudar a Palavra de Deus não tem nenhum valor para você.


-Diz a Palavra de Deus em Deuteronômio 17 : 19 “ E o terá consigo e nele lerá todos os dias de sua vida, para que aprenda a temer ao Senhor seu Deus , a guardar todas as palavras desta lei, e estes estatutos a fim os cumprir. "


5) Comente a vontade a vida dos outros membros da igreja, depois ao encontrá-los na igreja , apresse-se a cumprimentá-los com um largo sorriso. Com isso seu filho terá a impressão de que a vida Cristã é pura hipocrisia e não deseja seguir o mesmo caminho.


-Diz a Palavra de Deus em Tito 3 : 2 “... que a ninguém infamem, nem sejam contenciosos, mas moderados, mostrando toda a mansidão para com todos.”


OBS : Queridos pais agora que leu as 5 maneiras que você pode afastar seu filho da igreja , faça diferente !!! incentive seu filho a estar sempre participando das reuniões ( cultos ) de suas igrejas, para com isso vis a receber a palavra de Deus. No livro de Provérbios 22 : 6 nos diz : “ Instrui ao menino no caminho em que deve andar , e até quando envelhecer não se desviará dele.”


“ Você é o espelho que seu filho se olha todos os dias.”




Por Tia Dulce

LEITURA REFLEXIVA

O SACO DE PREGOS




Era uma vez um menininho que tinha um mau temperamento.
Um dia o seu pai lhe deu um saco de pregos e mandou que ele pregasse um prego na porta do seu quarto cada vez que agisse movido pela raiva.
No primeiro dia, o menino pregou 20. E o seu pai o aconselhou a ser mais calmo.
Nas semanas seguintes ele foi aprendendo a se controlar e o número de pregos diminuiu. Depois de muitos dias e muitos pregos, finalmente o menino não ficou com raiva nem uma única vez e foi correndo contar para seu pai.


Então, meu filho, agora que você aprendeu a se controlar, arranque todos os pregos da sua porta!- disse -lhe o pai. 
Depois de arrancá-los, o menino olhou para o pai e disse:
-Puxa, pai, como a porta ficou feia, toda esburacada.
-É meu fiho, é assim mesmo, respondeu o pai - Quando agimos movidos pela raiva, vamos deixando ferimentos profundos no coração das pessoas.
Marcas difíceis de se apagar.





MANDAMENTO DE DEUS:Entendendo os deveres dos pais.



Neemias 4:14 – E olhei, levantei-me e disse aos nobres, e aos magistrados e ao resto do povo: Não os temais; lembrai-vos do Senhor grande e temível; e pelejai pelos vossos irmãos, vossos filhos, vossas mulheres e vossas casas.



Muitas vezes, o homem não sabe que é dele a responsabilidade de levar à sua família a ter um encontro verdadeiro com Deus. Neste versículo Neemias esta conclamando o esposo, o pai, o homem da casa a pelejar pela sua família, que não devemos temer os inimigos, porque o Senhor é grande e forte, e sendo assim podemos dizer com toda a certeza que com ele somos mais que vencedores.
O esposo, como o guerreiro, juntamente com sua esposa, que é a auxiliadora, a ajudadora idônea, precisam levantar o escudo, empunhar sua espada e lutar pela sua casa, vigiando e orando para que a sua família permaneça sempre aos pés de Jesus, crescendo na graça e no conhecimento.
Com carinho, amor e sabedoria direciona sua esposa e filhos aos caminhos do Senhor, tendo sempre em mente que eles são suas primeiras ovelhas.
De que adianta o homem, muitas vezes, querer orar, visitar, falar do amor de Jesus, cumprindo assim o “ide”, e se esquece que lá na sua casa ficaram algumas ovelhas abandonadas, que nunca recebem oração, nunca lhes é falado da palavra, nem do amor incondicional e nem ao menos um momento de atenção lhes é dirigido.
O exemplo deve começar dentro da nossa própria casa. Deus vai cobrar de você homem, que é o sacerdote, o cabeça do lar, a vida da tua esposa e do teus filhos



Deveres dos pais:

Ensinar: Deut. 6:7 – "Tu a inculcaras a teus filhos, e delas falaras assentado em tua casa, andando pelo caminho, deitando-te e levantando-te."
É dever dos pais cuidar do bem estar espiritual dos filhos, fazendo todo o esforço para leva-los a um real relacionamento com Deus.


Treinar:" Prov. 22:6 – Instrui o menino no caminho em que deve andar e até quando envelhecer não se desviará dele." Em todas as atividades precisamos fazer treinamentos, e não é diferente nas coisas de Deus, treine a criança e ela dará bons frutos pôr toda a tua vida.
Controlar: 1 Tm. 3:4 – "Que governe bem a sua própria casa, tendo seus filhos sob disciplina, com todo respeito."É dever dos pais funcionarem como auto controle da criança, ate que ela seja capaz de governar sua própria vida. Os filhos, geralmente, refletirão exatamente o que os pais são, eles estão observando atentamente tudo o que acontece, como numa platéia de teatro, cujo atores são os seus pais.
Correção dos filhos: Prov. 13:24 – O que retêm a vara odeia a seu filho, mas o que o ama a seu tempo disciplina. A disciplina tem como alvo eliminar a rebeldia, a insensatez e o desrespeito do coração da criança.Prov. 19:18 – Corrige a teu filho enquanto há esperança, mas não te excedas a ponto de mata-lo.
Os filhos devem ser disciplinados enquanto são crianças, enquanto há oportunidade de moldar as suas vidas para o bem, e ensinar-lhes o caminho de Deus. Se os pais são negligentes nisso, tornam-se, em parte, culpados da ruína subsequente que atinge a vida dos seus próprios filhos. Prov. 22:15 – A estultícia esta ligada ao coração da criança, mas a vara da disciplina a afasta dela. Estultícia significa engano, tropeço, estupidez. Há algo no coração das crianças que os pais precisam alcançarem.
Malaquias 4:6 - e ele converterá o coração dos pais aos filhos, e o coração dos filhos a seus pais; para que eu não venha, e fira a terra com maldição
Prov. 23:13 – Não retireis a disciplina da criança, porque, se fustigares com a vara, nem por isso morrera.
 Nunca se esqueçam pais: os filhos só poderão obedecer aquilo no qual foram ensinados. Muitos pais corrigem seus filhos, mas eles nem sempre sabem o porque, ou o motivo pelo qual foram corrigidos.
Devemos ensinar o que eles podem fazerem, ao invés de só falar o que não podem fazerem. Correção não é bater, mas trazer a criança de volta aos caminhos em que foram ensinados, e que em certos momentos eles podem se desviar. Se os filhos vêem o amor que existe entre o papai e a mamãe, eles aprenderão desde pequenos que o amor é necessário para que um lar seja bem sucedido.
Se existe respeito entre todos os membros da família, eles nunca terão dificuldades em respeitar qualquer pessoa, em qualquer lugar onde estiverem. Se os pais reconhecerem seus erros e pedirem perdão aos seus filhos, eles também não terão nenhum problema em fazer isso quando vier a acontecer.

Os seus filhos serão o futuro da igreja, da cidade, do estado, do país, não é verdade? Mas eu te pergunto: o futuro já chegou? Não. Mas os filhos já estão aqui, e se vocês não ensinarem a eles hoje, jamais existirá o futuro. O que será desta geração que esta crescendo sem o conhecimento da palavra de Deus? Há cada dia que passa as meninas estão engravidando mais novas; eles estão sendo viciados em todo o tipo de drogas ainda crianças; estão vendo os seus pais se separarem, alguns com muito pouco tempo de casamento e pôr qualquer motivo. Vendo tudo isso acontecer ao redor deles em todos os momentos de suas vidas, o que poderemos esperar deles quando crescerem? Que Deus contunue te abençoando.

Pr. Luiz Ferrari Fonte: http://www.atosdois.com.br/

DIA DOS PAIS- DINÂMICAS ,PEÇAS .HINOS E ETC...


O dia dos pais vem aí e quero postar algumas sugestões para você fazer uma bela festa para os pais evangélicos, para nas escolas dominicais e outros... vejam algumas novidades:


DIA DOS PAIS- TEATROS, JOGRAIS


1-A MAIS SUBLIME LIÇÃO


(jogral - 5 crianças) 

1ª criança- A glória dos filhos são os pais e os filhos a herança do Senhor.

Todos- Crianças agradeçam a Deus neste dia, pelos pais, pelos filhos, pelo amor.

2ª criança- Guarda o mandamento do teu pai- é o conselho do grande Salomão que acrescenta com sabedoria:

3ª criança- O filho sábio do pai ouve a instrução.

4ª criança- O Senhor disciplina a quem ama como o pai ao filho a quem quer bem.

5ª criança- Corrigindo-os com entendimento, visando à glória de uma vida além.

1ª criança- Como um pai se compadece do seu filho também o nosso Deus assim o faz- se compadece daqueles que O temem.

Todos- Dando-nos bênçãos de perdão e paz!

2ª criança- O pai do justo se regozijará; seu coração se enche de alegria.

3ª criança- Pois teme o seu filho ao Senhor, que é o princípio da sabedoria.

4ª criança- Vós filhos, obedecei a vossos pais no Senhor.

5ª criança-Não provoque, ó pais, os vossos filhos, criai-os nos caminhos do Senhor.

Todos- E crescendo não se desviarão pra honra e glória do Seu Criador.

autora;Noemi Campos – adap. Amélia L. Oliveira) 

VOLTA AO LAR
(parábola do Filho Pródigo – Lucas 15.11-24)
Personagens1ª parte: Narrador
Voz oculta (do filho mais moço)
Voz oculta (do pai)
2ª parte: Filho mais velho ;1º servo ;2º servo ;Pai
(todos usam trajes da época)
Cenário- cozinha de uma casa antiga. Mesa rústica, vasilhas de barro, facas de cozinha e outros utensílios. A um canto, algo que possa sugerir um forno antigo.

1ª Parte (O narrador vai à frente, filho e pai estão ocultos) 

Narrador- certo homem tinha dois filhos e o mais moço disse ao pai:

Voz do filho- Pai, dá-me a parte que me cabe dos bens.

Narrador- E ele repartiu os haveres. Passados não muitos dias, o filho mais moço, ajuntando tudo o que era seu, partiu para uma terra distante, e lá dissipou todos os seus bens, vivendo dissolutamente. Depois de ter consumido tudo, sobre veio àquele país uma grande fome e ele começou a passar necessidade. Então ele foi e se agregou a um daqueles cidadãos daquela terra, e este o mandou para os seus campos a guardar porcos. Ali ele desejava fartar-se das alfarrobas que os porcos comiam, mas ninguém lhe dava nada. Então, caindo em si, disse:

Voz do filho- Quantos trabalhadores de meu pai têm pão com fartura, e eu aqui morro de fome! Levantar-me-ei e irei ter com meu pai e direi: Pai eu pequei contra o céu e diante de ti, já não sou digno de ser chamado teu filho; trata-me como um dos teus trabalhadores.

Narrador- E, levantando-se, foi para seu pai. Vinha ele ainda longe, quando seu pai o avistou e, compadecido dele, correndo, o abraçou e beijou. E o filho lhe disse:

Voz do filho- Pai eu pequei contra o céu e diante de ti; já não sou digno de ser chamado teu filho.

Narrador- O pai, porém, disse aos seus servos:

Voz do pai- Trazei depressa a melhor roupa, vesti-o, ponde-lhe um anel no dedo e sandálias nos pés; trazei também e matai o novilho cevado. Comamos e regozijemos-nos, porque este meu filho estava morto e reviveu, estava perdido e foi achado.

Narrador- E começaram a regozijar-se. Ora, o filho mais velho estivera no campo; e, quando voltava...

2ª Parte
(Dois servos entram carregando vasilhas de barro e utensílios de cozinha. Começam a preparar o banquete. Manejam grandes facões como se estivessem tratando a carne do bezerro cevado, dentro das vasilhas de barro. Um jovem entra, com roupa de trabalho, pára um pouco, escuta, admirado, as músicas vindas do interior da casa.)

Filho (surpreso)- Por que esta música? Estão preparando um banquete? (olha as atividades dos servos) Que está acontecendo aqui? Que festa é esta?

1º servo (abaixando-se junto ao forno para observar a bandeja que está a assar)- Seu irmão voltou.

2º servo (sempre tratando a carne)- Seu pai mandou matar o bezerro que estávamos cevando e preparou uma grande festa para comemorar a volta dele.

Filho (visivelmente contrariado)- Ah! Então ele voltou? E meu pai vai dar uma grande festa! Mas não há razão para isto...

2º servo- Ora, patrãozinho, tanto tempo que o menino estava fora! Não fica alegre?

1º servo- Seu pai está muito feliz e deu ao seu irmão um rico manto, um anel e sandálias novas. Filho (com muita rispidez)- Ah! Então meu pai vai comemorar o desperdício que meu irmão fez com sua fortuna?

1º servo- Não, não é isso! Seu pai quer comemorar a volta dele. O patrãozinho não está contente?

Filho (ainda mais zangado) – Eu, contente? (vira as costas) . Não participarei desta festa! (muito revoltado) E sabem? Não entro mais nesta casa!
(ao sair, encontra-se com o pai que vai entrando).

Pai encaminha-se para o filho, sorridente, esperando que ele compartilhe de sua alegria)
– Meu filho, você já soube da novidade? Não? Seu irmão voltou!
Filho – Já soube, sim...
Pai- Você não imagina como estou feliz!
Filho (cada vez mais irritado)- Imagino, sim... Pelos preparativos para a festa, que estou vendo... Pai- Meu filho! É esta a sua reação diante de uma notícia tão maravilhosa? Você não acha que eu tenho razão para fazer esta festa? Você se esquece dos dias de angústia que passamos, sem saber do paradeiro do seu irmão?
Filho- Justamente por isto é que eu estou aborrecido, pai. Ele, por acaso, pensou no nosso sofrimento? Na certa, voltou porque não tem mais dinheiro para gastar...
Pai- Quanto pedi a Deus por este momento, meu filho! E você não entende a minha alegria...
Filho (contrafeito)- eu Entendo até certo ponto... Mas, e eu, pai? Estive todo o tempo com o senhor, trabalhando, nunca lhe dei um desgosto... E quando foi que o senhor fez uma festa para mim? Nunca tive uma festa para alegrar-me com os meus amigos! Nunca, nunca, não foi?
Pai (conciliador)- Meu filho querido! Eu e você sempre nos entendemos. Trabalhamos juntos com os mesmos propósitos e você sabe que tudo o que é meu é seu também! Nunca soube que você desejava uma festa... E você acha que eu não faria uma se tivesse pedido?
Filho- Eu sei pai, mas..
Pai (interrompendo)- Considere o significado da volta do seu irmão. Pensávamos que ele havia morrido e. De repente, ele voltou ao lar! Ele se arrependeu dos seus pecados e eu o perdoei. Ó, meu filho, seu irmão ESTAVA PERDIDO, e FOI ACHADO!
Pense nisto: ele ESTAVA PERDIDO E FOI 
ACHADO
!
(Dá ênfase à frase final)

Clube de Treinamento para Escritores Evangélicos, Recife Apresentações extraídas de: VIANA, Juracy F. A igreja em festa. 2. Ed. São Paulo: Casa Editora Presbiteriana, 1990.*********************************************************************************

HOJE É TEU DIA... ESCUTA PAPAI


MENINAS- Pela mamãe que escolheste para mim...

TODOS- Eu te agradeço, papai!

MENINOS- Pelo meu lar e pedacinho do céu, que os dois construíram...

TODOS- Eu te agradeço papai!
MENINAS- Pelo beijo que me dás cada manhã, quando vais para o trabalho...
TODOS- Eu te agradeço papai!

MENINOS- Pelo meu primeiro livro, quando entrei na escola...

TODOS- Eu te agradeço papai!

MENINAS- Pelas broncas que me dás, de vez em quando ou de vez em sempre...

TODOS- Eu te agradeço papai!

MENINOS- Pelas palmadas, poucas ou muitas, no lugar preciso e na hora certa...

TODOS- Eu te agradeço papai”

MENINAS- Pelas tardes de sábado, domingo ou feriado que ficas em nossa companhia...
TODOS- Eu te agradeço papai!

MENINOS- Pelo honrado nome que herdei pelo que tenho de parecido contigo...

TODOS- Eu te agradeço papai!

MENINAS- Porque tu és bom, generoso, terno, amigo, trabalhador e corajoso...
TODOS- Eu te agradeço papai!

MENINOS- Porque em tudo é um verdadeiro exemplo para a família e amigos...

TODOS- Eu te agradeço papai!

MENINAS- Porque tu me ensinaste o caminho do bem e do dever...

TODOS- Eu te agradeço papai!

TODOS- Nós te agradecemos, Papai do Céu, e Te pedimos que abençoe ricamente nosso papai, hoje e sempre. Amém.

**************************************************
SER PAI


(jogral)
TODOS- Ser pai é procurar ser amigo, espelho e mestre do seu filho.

1- É ter no coração a alegria de ser PAI.

2- É ser feliz pelo simples privilégio de ter um ou mais filhos para com eles conviver.

3- É chorar quando o filho chora.

4- É sorrir quando o filho sorri.

1- É sofrer quando o filho sofre.

2- Ser pai é acordar bem cedinho,

3- O pão de cada dia ganhar.

4- Ser pai é ouvir, no final do dia, os filhos e a esposa perguntarem:

1- Como foi o seu dia, papai? 2- Está muito cansado?

3- Esquecendo lutas e fadigas, ele abraça os filhos e ensina-os a orar:

TODOS- “Graças Te dou, ó Deus, nosso Pai, pelo dia de trabalho e pelo pão que Tu nos dás”

2- Ser pai é ensinar aos filhos o caminho do Senhor.

3- É tornar-se como uma criança, para com o filho brincar.

4- É tornar-se adolescente, para com ele dialogar.

1- É tornar-se amigo do jovem, e de seus problemas participar.

2- Ser pai é incentivar, aconselhar...

3- É aos passos do filho acompanhar.

4- Nunca a falsidade usar, pois ser pai requer somente a verdade falar.

1- Ser pai, que pequenina frase!

2- Mas quanta responsabilidade!

3- Ser pai é com o filho participar de derrotas e vitórias;

4- Não só de sonhos, mas também de realidade...

TODOS- PAIS: Ensinem a seus filhos o caminho em que devem andar, e ainda quando forem velhos, não se desviarão dele.

Autor desconhecido

UM HOMEM FELIZ


(Jogral inspirado no Salmo 128)

TODOS- Papai, você é um homem feliz!

1- É feliz porque teme ao Senhor

2 e 4- e anda nos seus caminhos.

TODOS- Papai, você é um homem feliz!
2- porque vive do seu trabalho honesto

1 e 3- e sente prazer no que faz.

TODOS- Papai, você é um homem feliz

3- porque tem uma esposa fiel como a mamãe

2 e 4 – que lhe deu filhos como nós ,

1 e 3- formando uma família alegre e barulhenta,

4- faminta e gulosa,

2 e 3- ao redor de uma mesa farta.

TODOS- Papai, você é um homem abençoado

1 e 4- porque teme ao Senhor.

2- Por isso, no seu dia, oramos de coração:

TODOS- Que o Senhor o abençoe desde os Céus,

3 e 4- para que veja a prosperidade de sua família

1- durante toda a sua vida;

2 e 3- veja a terceira geração – os seus netinhos,

TODOS- e veja a paz de Deus reinando no seu lar.

Graças dou, ó Deus, por meu pai.

Graças dou – contente ele vai Passo a passo, andando na luz.
Ele é feliz porque tem Jesus!

******************************************************************

POR FAVOR, PAPAIZINHO, VAMOS!



Uma garotinha, de olhos cintilantes,
Rostinho alegre, olhar resplandecente,
Assim falou: “Papaizinho, está na hora.
À Escola Dominical, vamos agora.
Lá, de Jesus, o amor eles ensinam,
De como Ele morreu, por todos que O buscam.”
“Ah!” diz o papai, “não...hoje não,
Pois trabalhei toda a semana; vou ao ribeiro.
Lá eu repouso e vou descansar.
A pesca é agradável, todos afirmam.
Vá saindo e não me aborreça...
Vamos à igreja qualquer dia.
Meses e anos, afinal se foram,
E o papai não mais ouviu o apelo:
“Vamos à Escola Dominical”!
Os dias da infância se passaram.
Agora que o pai envelhecera,
E que da vida o fim já se aproxima,
Tempo ele encontra para à igreja ir.
Porém, a filha, ao seu convite diz:
“Não...hoje não, papai,
Fiquei insone quase toda a noite.
Recuperar eu deve um pouco o sono.
“Demais, o meu semblante assusta...”
Então, o pai para enxugar as lágrimas,
A trêmula mão levanta.
E relembrando os tempos que se foram
Distintamente, parece ouvir a suplicante voz
E ver da criancinha o rosto respladescente
Pra si voltado, em cintilante olhar a lhe dizer:
“Está na hora da Escola Dominical...
Por favor... não queres ir, papai?”

Apresentações extraídas de: ALIANÇA PRÓ EVANGELIZAÇÃO DAS CRIANÇAS. 5. ed. Dias especiais. São Paulo: APEC, 1997.
*******************************************************************************



Decálogo de Pai
1 Constituirás tua família com amor, sustentando-a com o teu traba­lho e dirigindo-a com energia e bondade.

2 Serás prudente nos negócios, pródigo no ensinar, zeloso em manter a autoridade materna, ponderado ao decidir, mas irrevogável em tuas decisões.

3 Terás para com tua esposa permanente solidariedade moral. Nela buscarás, sem nunca desatender aos seus conselhos.

4 Destruirás todos os erros em teu lar e qualquer desordem que nele apareça.

5 Faze com que haja sempre saldo, tanto nos afetos como nos negócios.

6 Aja de tal maneira que teus filhos vejam em ti, quando crianças, força que ampara; quando adolescentes, inteligência que ensina; quando homens, o amigo que aconselha.

Jamais comentarás a loucura de por em conflito ou em luta o poder paterno com o materno.

8 Afasta teus filhos do caminho do vício, ensinando-Ihes a vencer com virilidade os males e as maldades da vida.

9 Estuda com atenção as aptidões de teu filho. Não lhe faças compre­ender que pode ser mais do que tu; coloca-o silenciosamente a cami­nho de sê-Io.

10 Vela para que ele seja tão robusto de corpo como são de inteligên­cia. Faze dele um "homem" antes de fazê-Io um "Sábio'''.



DIA DOS PAIS-POESIA


MISSÃO DOS PAIS



Quando Deus te dá um filho, outorga-te a solene missão de moldar a argila mole, que animou com o milagre de seu sopro divino.

Nos sete primeiros anos de vida, tens de dar-lhe forma; dos sete aos quatorze, polimento.

Durante toda a sua vida, tens de depositar em seu interior o líquido da sabedoria e da temperança.

Tens de ensinar-lhe a ser obediente, pontual, disciplinado, pois tais qualidades lhe serão exigidas a todo instante.

Tens de despertar-lhe o amor ao trabalho, às ciências e à leitura, para que ele, sabendo dar, seja útil.

Tens de ensinar-lhe a renunciar, a sofrer com resignação, a crer na justiça divina, a perder e, principalmente, a vencer, para que ele, sabendo receber, possa receber sempre.

Tens de ensinar-lhe o valor do amor, da lealdade, dos sentimentos nobres, para que ele possa conhecer uma vida feliz e significativa. tens de despertar-lhe o interesse pelas coisas do céu, para que ele não seja esmagado pelas misérias da terra.

Tens de transmitir-lhe o significado da vida, para que ele não subordine a sua existência ao temor à morte.

Ele é a semente que plantarás. o teu cuidado com ele irárefletir em tua colheita.

Se lhe deres instantes, farás dele um conhecido.

Se lhe deres tempo, farás dele um amigo.

Se o quiseres comprar favores materiais, ele verá em ti uma fonte de ganhos fáceis.

Se o conquistares com amor, serás para ele um PAI.


"Aquilo que o homem semear, isto também ceifará." Gálatas 6:7

Pensando bem...

Ser pai não é nada fácil.
Pois um bom pai não tem simplesmente a responsabilidade de trabalhar fora, de sustentar a casa, de ter recursos para comprar roupas e calçados para a esposa e filhos, de manter os filhos na escola e de comprar outras coisas que são necessárias.
Estas coisas de adulto, que vocês sabem como é.

SER PAI NÃO É SOMENTE ISSO!

  • Um bom pai é aquele que, além destas coisas, separa tempo para estar com os seus filhos, brinca com eles, de vez em quando leva-os para passear, ajuda nas lições escolares, ora por eles.
  • Um bom pai também pára para conversar com os seus filhos, contar as suas experiências de quando era criança, ensinar como enfrentar a vida, ensinar sobre Deus, SOBRE JESUS, O NOSSO SALVADOR.
Como é bom ter um pai assim!

  • Que está presente em todos os momentos, apesar de todos os problemas que enfrenta.
  • Que é bondoso, cortês, atencioso, fiel aos deveres do lar, um crente fiel que ama a Deus, ama a igreja,AMA A SUA FAMÍLIA
Como você sabe, ser um bom pai não é realmente fácil!

  • É um grande desafio! Mas um desafio que pode e deve ser alcançado.
  • E você, que é pai, não deve conformar-se em ser um pai qualquer.
  • Queira ser o melhor pai do mundo,
E ESFORCE-SE PARA SÊ-LO.

  • Como dissemos: Sabemos que não é nada fácil.
  • A sua luta, pai, é realmente muito grande.
  • Mas, lembre-se do que a Palavra de Deus diz: "TUDO POSSO NAQUELE QUE ME FORTALECE.
"Logo, você pode ser, no Senhor, o melhor pai do mundo.


Busque em Deus a sabedoria, a orientação, para ser aquilo que Ele determinou em Sua Palavra: UM PAI SEGUNDO O SEU CORAÇÃO




DIA DOS PAIS -DICAS

Então vamos lá!


Que tal que sua EBD ou alguma classe promovesse nesse dia o:




CONCURSO DA GRAVATA MAIS FEIA
Os jurados escolherão a gravata mais feia, e a EBD dará para aquele papai um prêmio relativo a esse concurso.


Solicite às esposas ou para as crianças que tragam gravatas velhas de seus pais com antecedência.


Então as crianças decorarão as gravatas com pinturas berrantes, com botões, jóias, e qualquer coisa que torne as gravatas o mais ridículas possíveis.


As gravatas serão vendidas às crianças ou esposas para os pais usarem nos Dia dos Pais.


As pessoas que não poderem que comprar a gravata, elas serão doadas.


Sugerimos que elas seja vendidas por R$5,00 e o valor arrecado destinará para o prêmio do vencedor.



DIA DOS PAIS- POESIAS

Duas Orações

Ontem a noite meu filho pequeno me confessou
Alguma travessura infantil...
E ajoelhado a meus pés
Ele orou entre lágrimas :
-"Querido Deus, faz com que eu vire um homem
Igual ao papai, sábio e forte
Eu sei que você pode"

Então enquanto ele dormia,
Eu ajoelhei ao lado de sua cama
Confessei os meus pecados
E abaixando minha cabeça, orei :
-Oh! Deus, faz com que eu seja como uma criança
Como meu filho aqui - puro, sem culpa
Confiante em ti e com fé sincera.



CONSELHOS A UM JOVEM PAI

(Jogral dramatizado para 5 pessoas)
Os personagens ficam à frente da congregação: Jovem pai ;Pai experiente, mais velho, Mãe Menino, Menina .

O pastor também participa da apresentação ;

Pastor- Você, jovem pai, alegrou-se com o nascimento dos seus filhos. Quando Deus lhos concedeu, certamente você sentiu que grandes responsabilidades lhe estavam sendo impostas, não só a de sustentar e proteger a vida das crianças, mas, também, a responsabilidade de orientá-los e guiá-los no caminho do Senhor.

Jovem Pai- Sim, é verdade. E que farei para sair-me bem dessa incumbência?

Pastor- Escute o conselho do rei sábio Salomão: Todos- “Dizê à sabedoria: tu és minha irmã; e à prudência chama tua parenta.”

Pai experiente- Jovem pai, sabedoria e prudência soam companheiras inseparáveis, principalmente no que diz respeito à educação dos filhos.

Pastor- Mas, lembre-se de que a sabedoria não consiste na cultura secular que você adquiriu. A sabedoria é filha da consciência cristã, do convívio com a Palavra de Deus, da atitude de oração.

Pai experiente- A prudência não significa ceder, mas agir na hora certa, e sem deixar-se dominar pela ira.

Pastor- Não castigue os seus filhos pelo valor do prejuízo que ele causou, por exemplo, quando um deles quebrou o lindo jarro da sala; isso seria imprudência. Castigue-o pela responsabilidade que lhe coube no incidente.
Todos- A sabedoria e a prudência não decepcionam os filhos ao receberem a disciplina.

Pastor- Não se descuide jovem pai, de ensiná-los a serem honestos e verdadeiros.

Mãe- Um dia desses, alguém que você não desejava receber, bateu à porta. Aborrecido, você mandou uma das crianças dizerem que você não estava em casa.

Pastor- Se você ensinar seus filhos a mentirem, só porque não quer receber certa visita, eles logo aprenderão que a mentira é a maneira mais fácil para sair-se bem de alguma dificuldade, até mesmo para encobrir os próprios erros. Assim, você poderá estragar a formação do carácter deles.


Jovem Pai – Que o Senhor me livre de contribuir para a má formação de meus filhos. Quero educá-los nos Seus santos caminhos.

Pastor – Pois os ensine, desde os mais tenros anos, a amar a casa do Senhor. Aqui, eles receberão preciosos ensinamentos da Palavra de Deus e terão um convívio sadio.

Mãe- Certo domingo, pela manhã, você disse aos seus filhos: “vão à igreja, meus filhos, hoje é domingo”. Mas você mesmo não foi!

Menina- Eu fui sozinha com meu irmão. Fiquei muito triste!

Menino- Por que você não foi papai?

Jovem Pai- Ora, meu filho! Nem sei...

Pai experiente- Você, jovem pai, deve dizer: ”Vamos à igreja” e ir com eles. O exemplo é a lição mais eficiente. Somente palavras e teorias os cansarão.

Jovem Pai- Ensina-me, Senhor, a sentir como Davi quando exclamou: ”Alegrei-me quando me disseram: Vamos à casa do Senhor”. Que eu possa transmitir essa alegria aos meus filhos.

Pai experiente- Lembro-lhe, também, jovem pai que, tanto quanto possível, seja companheiro deles, não apenas nas horas de lazer, mas em todas as circunstâncias da vida, aconselhando-os com amor.
É verdade que seus filhos terão amiguinhos que lhes serão companhia agradável e alegre. Ninguém, todavia, o substituirá junto deles.
Seus filhos lhe sentirão a falta e se queixarão. Escute as queixas deles agora mesmo:

Menina- Por que você, papai, não conversa comigo?
Menino- Por que você não me leva a passear nos feriados?

Pastor- Se você não forem o companheiro e o conselheiro dos seus filhos, eles também não o procurarão quando ingressar na vida. Buscarão os amigos que lhes estenderem a mão quando se sentirem sozinhos. E o que essas pessoas aconselharão?

Todos- como é grande a sua responsabilidade jovem pai?

Jovem Pai- Direi como o rei Salomão: ”Dizê à sabedoria: tu és a minha irmã e à prudência chama tua parenta”. Rogo a Deus que me faça sábio e prudente para poder dar sólida educação cristã a meus filhos.

Pastor- Que seja esse o propósito de todo pai cristão.

Todos- Sim, Senhor. Que assim seja!

autoria: (Carmem Peixoto Portela)
Providencie caixas de vários tamanhos, uma deve caber dentro da outra, de forma que a maior contenha todas as outras.

Dentro de cada caixa coloque um cartão contendo uma ordem e embrulhe cada uma como para presente.


Dirigente – Vamos convidar, neste momento, alguns pais para estarem aqui à frente e serem homenageados, homenageando assim todos os pais presentes.


Dirigente - Convidamos o pai mais idoso(Quando este vier à frente, entregue-lhe a caixa maior que contém as outras caixas e peça-lhe que abra o presente)
Ao abrir, encontrará um cartão e a segunda caixa. No cartão, que deve ser lido em voz alta, estará escrito:
“Queira nos desculpar, mas este presente é para o pai mais jovem.”


Dirigente - Convidamos o pai mais jovem (A dirigente abraça o pai mais jovem, entrega-lhe a segunda caixa e pede que abra)
Ao abrir, o pai encontrará outra caixa e o segundo cartão, onde lerá:
“Queira nos desculpar, mas este presente é para o pai que mais vezes leu a Bíblia.”


Dirigente - Dos pais aqui presentes, qual leu a Bíblia mais vezes? Venha aqui à frente.(A dirigente parabeniza este pai, entrega-lhe a 3ª caixa e solicita que abra)
Ao abrir, encontra outra caixa e um cartão, onde lerá:
“Desculpe-nos, mas este presente é para o pai que tem mais filhos.”


E, assim por diante, crie outros motivos para homenagear os pais, como por exemplo, “o pai que mais cedo se levantou hoje”, etc.

Cada pai participante da homenagem deve receber um presente simples (uma caneta, ou uma meia) e a última caixa deve conter as lembranças especialmente preparadas para aquele dia e o cartão: “Distribua estes presentes entre todos os paIS.