Seguidores

terça-feira, 3 de abril de 2012

2912 -O ANO DA EVANGELIZAÇÃO E DO CRESCIMENTO DA IGREJA



1



Superintendência de Evangelismo

Evangelho

QUEM CRIOU A PALAVRA EVANGELHO?

01) EVANGELHO

            Evangelho era uma palavra de uso comum nas comunidades antigas. As guerras entre os povos eram constantes. As dificuldades de comunicação entre os guerreiros e suas cidades de origem eram muito grandes. As famílias, principalmente, aguardavam ansiosamente por notícias de seus filhos nos campos de batalha. O meio utilizado para isso era o envio de mensageiros, os quais traziam notícias sobre o sucesso ou fracasso dos soldados. A chegada do mensageiro era muito esperada. Quando ele chegava com boas notícias, então recebia uma recompensa por seu esforço. Esse presente era chamado "evangelho". Era também realizada uma festa comemorativa, que também passou a ser chamada "Evangelho".

            Dentro de uma linguagem espiritual podemos afirmar que: O evangelho teve seu início logo após o pecado, quando Deus prometeu que viria o descendente da mulher e este pisaria a cabeça da serpente (Gn 3:15; Is. 7.14; 9.6; Mq 5.2; Lc 1.28-35; 2.7-11).

           Jesus é o mensageiro de Deus que veio anunciar sua proposta de nova vida (2ª Co 5.17); Ele anunciou sua própria vitória sobre as forças das trevas e a libertação do homem. Assim, no Novo Testamento, a palavra evangelho adquire o significado de mensagem da salvação através da obra de Cristo a favor do homem (Mt.4.23; Jo 19.30).

            Encontramos no Novo Testamento 72 vezes a palavra ´´EVANGELHO`` sendo que 54 se encontram nos escritos de Paulo. O termo Evangelho tem sua raiz no termo grego EVANGGELION, que tem como significado literal BOAS NOVAS (Mc. 1:1-15, 16:15)·

ALGUNS TERMOS BÍBLICOS PARA EVANGELHO

Ø  O Evangelho de Deus (Rm 1:10; 15:16; 2 Co 11:7)

Ø  O Evangelho de Jesus Cristo, Filho de Deus (Mc 1:1)

Ø   O Evangelho do Seu Filho (Rm 1:9) 

Ø   O Evangelho da graça de Deus (At 20.24)

Ø  O Evangelho da glória de Cristo (2 Co 4.4)

Ø   O Evangelho da vossa salvação (Ef 1.13)

Ø   O Evangelho da paz (Rm 10.15; Ef 6.15)

Ø   O Evangelho do Reino (Mt 4.23; 9.35; 24.14)

Ø   O Evangelho do Reino de Deus (Mc 1.14)

Ø  O Evangelho eterno (Ap 14.6)

Ø  O Evangelho da incircuncisão (Gl 2.7)


02) EVANGELIZAÇÃO

Evangelização, em última análise, é a ação de Evangelizar.

Evangelho e Ação: Pregar, anunciar, proclamar... O Evangelho.

Vejamos estes textos:

“O Espírito do Senhor é sobre mim, Pois que me ungiu para evangelizar os pobres. Enviou-me a curar os quebrantados do coração, A pregar liberdade aos cativos, E restauração da vista aos cegos, A pôr em liberdade os oprimidos, A anunciar o ano aceitável do Senhor” (Lc 4.18,19).

“Mas, como cressem em Filipe, que lhes pregava acerca do reino de Deus, e do nome de Jesus Cristo, se batizavam, tanto homens como mulheres” (Atos 8.12).

“E, vindo, ele evangelizou a paz, a vós que estáveis longe, e aos que estavam perto” (Ef 2.17).


“A palavra do Senhor, porém, permanece eternamente. Ora, esta é a palavra que vos foi evangelizada. (1 Pe 1.25)

03) EVANGELISMO

            Não encontramos a palavra Evangelismo no Novo Testamento, naturalmente ela torna a ação de Evangelizar. O evangelismo concede à Evangelização as condições para que este alcance os seus objetivos.

Há duas linhas onde o evangelismo se desenvolve:

Ø  Evangelismo em massa

Ø  Evangelismo pessoal

Pastor Valdecir de Paula

Notícias