Seguidores

quarta-feira, 16 de maio de 2012


Avião vai bombardear nuvens para

 provocar chuva artificial na Bahia



Um projeto piloto da Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária do Estado (Seagri) e da Secretaria do Meio Ambiente permitirá que um avião produza chuvas artificiais em parte da Bahia. A previsão é de que o projeto tenha início na próxima semana. O avião irá sobrevoar a região da Chapada da Diamantina e de Vitória da Conquista em um período de 12 horas e induzirá chuvas nos locais.

De acordo com o secretário da Agricultura, Eduardo Salles, o período não é ideal para implantação do projeto, mas é uma alternativa para amenizar os efeitos da seca no estado. “As chuvas irão dar umidade ao solo e melhorar a situação da agricultura, mas não irão suprir a necessidade de racionamento”, disse o secretário. A probabilidade de chuvas é 40%.

O projeto terá um custo de R$ 200 mil e utiliza imagens de satélite para identificação das nuvens em melhores condições para formação de chuvas. Dependendo dos resultados obtidos nas regiões da Chapada de Diamantina e em Vitória da Conquista, o projeto será implantado em outras regiões do estado.

Na Bahia, 239 municípios estão em estado de emergência e mais de 2 milhões de pessoas foram afetadas pela seca. A estiagem deve atingir as produções de milho e feijão e inviabilizará as produções de mel e leite.
Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário